Perigoso evadido "China" enganou a GNR
arquivo jn
Jovem foi um dos que fugiram há três meses da cadeia de Guimarães
"China", o jovem de 18 anos que se evadiu há cerca de três meses da cadeia de Guimarães, continua a trocar as voltas àPolícia. Apontado como líder de um gangue de assaltantes do Vale do Ave foi interceptado na passada segunda-feira, em Santo Tirso, por um militar da GNR a quem estava a tentar furtar o carro. Como não foi reconhecido, forneceu uma identidade falsa (a de um irmão), e foi posto em liberdade depois de ouvido no tribunal local. Ficou apenas sujeito a apresentações semanais às autoridades.
Segundo o JN apurou, a "quase captura" do foragido aconteceu no parque de estacionamento do supermercado Modelo, em Santo Tirso. Surpreendido pelo GNR, o jovem ofereceu resistência e tentou a fuga, sem êxito. Estava acompanhado por duas mulheres, de 24 e 32 anos. "Como não tinha documento, forneceu a sua identificação verbalmente. Deu o nome de um irmão e o militar não desconfiou", explicou uma fonte policial
"China" foi levado depois para esquadra da PSP (pelo facto de a detenção ter ocorrido na área de jurisdição daquela força de segurança), onde foi elaborado o expediente. Mas nem ali foi reconhecido. Presente posteriormente a tribunal, foi libertado e continua a monte. Só mais tarde é que as autoridades, a partir do visionamento de fotografias, concluíram que afinal se tratava do evadido.
Nuno Silva